Criando backup WordPress com plugin UpdraftPlus

Criando backup WordPress com plugin UpdraftPlus

Eu trabalho com sites WordPress há pelo menos 4 anos e também já passei por várias hospedagens de renome e também algumas menos conhecidas principalmente para PBN mais recentemente, e já perdi todos os dados por falhas de servidores do host em mais de uma ocasião. Hardware pode falhar, hackers podem tentar comprometer seu site, nós mesmos podemos fazer alguma configuração errada e tirar o site do ar, também pode acontecer de esquecermos os dados de login e ficarmos impossibilitados de logar-se no site, ou seja, tem N motivos que podem nos dá muita dor de cabeça com relação a perda de dados.

Como criar backup WordPress com UpdraftPlusPor isso é muito importante ter uma rotina de backup programada, de modo que você possa restaurar o seu site se o pior acontecer. Mesmo porque você gasta muito tempo configurando, criando conteúdo e gerenciando seu site, então imagine o quão terrível seria a perda de todo esse trabalho duro por qualquer que seja o motivo.

Para criar os backups dos meus projetos já testei várias formas e plugins, porém o que mais uso atualmente é o plugin UpdraftPlus Backup and Restoration que facilita o uso por qualquer pessoa por ser todo em português além de ser bem avaliado no repositório do WordPress por seus usuários ativos. Baseado nele vou fazer este passo a passo mostrando como automatizar a criação de backups mensalmente, semanalmente ou até mesmo diariamente que é o mais aconselhável para que tem sites que é constantemente atualizado.

BACKUP DO WORDPRESS COM UPDRAFTPLUS

Navegue até a aba:
Plugins > Adicionar Novo
E pesquise por “UpdraftPlus”, clique em “Instalar agora” ou baixe o plugin clicando aqui e faça o upload do UpdraftPlus para o seu WordPress.
Print1 - Usando Plugin UpdraftPlus

Após ativar o plugin, vamos configurá-lo clicando em:
Configurações > Backups do UpdraftPlus > Configurações
A opção “Intervalos de backup de arquivo” é onde você programa o tempo que o backup dos arquivos (banco de dados, tema, mídias e plugins) é feito.

Em “Intervalos de backup de arquivo” defina como “semanalmente” e em “Intervalos entre os backups do banco de dados” selecione a opção “diariamente” já que é o arquivo mais importante do nosso site e por ser relativamente pequeno não vai ocupar muito espaço no serviço de armazenamento. E para a “quantidade de backups agendados” uso 20 e 50 respectivamente, como demonstra o print abaixo.
Print2 - Intervalos de Backups

Em “Incluído no backup dos arquivos” se todas as opções não estiverem marcadas, então marque-as todas.

Na opção “Relatórios” marque a opção “email” para ser avisado sempre que um novo backup for concluído ou ocorra alguma falha na criação. Essa opção é muito útil porque se atingir o limite de espaço disponível no Armazenamento Remoto, irá dá falha no backup e você será informado por e-mail.

Para configurar a opção de Armazenamento Remoto na versão free deste plugin, é possível autenticar-se para salvar os backups na nuvem apenas nas plataformas Dropbox e Google Drive. Além dessas opções de salvamento em nuvem, você pode optar por enviar por e-mail ou FTP, mas eu não recomendo essas alternativas por diversos fatores.

Eu uso mais o Dropbox para não concentrar tudo em serviços do Google e irei focar este tutorial nessa plataforma, mas se você tem um site grande, cheio de imagens, muitas postagens, muitos produtos, etc, provavelmente o Dropbox não vai ser a melhor opção para você, por permitir armazenamento de apenas 2GB por conta. Neste caso, opte pelo Google Drive que disponibiliza 15GB gratuitamente ou mesmo UpdraftPlus Vault, Amazon S3 ou Rackspace se seu negócio online já é auto sustentável e você tem uma grana extra pra investir nestes serviços premium e ficar 100% tranquilo com relação a backups do seu empreendimento digital.

DICA: Se você quiser excluir algum backup antigo para aumentar o espaço disponível no Dropbox, nunca o faça direto no Dropbox e sim pelo plugin em:
Configurações > Backups do UpdraftPlus > Backups Existentes
Escolha o(s) mais antigo(s) e clique em “Deletar”.

Após selecionar a opção Dropbox em “Escolha o seu armazenamento remoto” clique em “Salvar Alterações” e volte para a aba “Configurações” do plugin.

Agora, vamos autenticar o Dropbox, abaixo de onde você definiu o Dropbox como Armazenamento Remoto aparecerá a opção “Autentique com Dropbox”, clique no link que aparece a frente desta opção.
Print3 - Autenticar Dropbox

Após clicar no link, faça login no Dropbox na janela de autenticação que aparecerá, logo após vai ser mostrado um pedido de permissão para acessar seu Dropbox e você clica em “Permitir”.
Print4 - Permitir acesso Dropbox UpdraftPlus

Se tudo ocorreu bem, você já estará devidamente autenticado, verifique periodicamente se os backups estão sendo salvos corretamente no seu Dropbox. Por padrão os arquivos são salvos em:
Dropbox.com > Aplicativos > UpdraftPlus

OPÇÕES EXTRAS DO PLUGIN

No final da aba “Configurações” do plugin UpdraftPlus tem algumas configurações avançadas que você pode ter acesso clicando em “Mostrar configurações avançadas”. Na maioria dos casos, não há o que alterar nessas configurações, a não ser algumas alterações específicas como o modo de depuração que é útil apenas se algo estiver dando errado com seus backups, tamanho padrão das partes dos backups em MB, renomeação da pasta de salvamento no seu Dropbox e algumas opções para sites que usam certificados de segurança SSL (protocolo HTTPS que é utilizado principalmente por sites de grande autoridade e lojas virtuais).

CERTIFIQUE-SE QUE O PLUGIN ESTÁ FUNCIONANDO

Com uma infinidade de temas e plugins, poderá acontecer alguma incompatibilidade entre ambos, então é interessante fazer um teste pra certificar que o backup está sendo criado corretamente. Vou mostrar EM BREVE uma forma bem fácil de criar uma cópia de seu site facilmente para fazer esse teste.

CONCLUSÃO

Fazer o backup regularmente é fundamental e extremamente importante, mas testar pra ver se a rotina de backup está funcionando corretamente e saber como restaurar o backup dos dados quando você precisar dele é tão importante quanto os backups em si.

Se você não faz backups regularmente, o post lhe ajudou? Se já faz, qual o método que você usa? Compartilhe seus pensamentos conosco, deixando seu comentário abaixo e se esse post foi útil pra você, então ajude outras pessoas, repasse estas dicas aos seus amigos através das redes sociais.

Compartilhe este post

Comentários (5)

  • Thiago Reply

    Muito bom cara, vou começar a usar esse plugin. Tava procurando algo assim.
    Valeu por disponibilizar conteúdo como esses.

    7 de agosto de 2016 at 11:45
  • Thiago Reply

    Boas dicas Gilvan. Já instalei aqui esse plugin e configurei o dropbox também.
    Nunca tinha feito nada de backup, espero nunca precisar neh, mas já configurei como vc falou no post.
    Resta agora saber como “subir” para o WP caso precise.
    Valeu pelas dicas. abs

    9 de agosto de 2016 at 23:08
    • Gilvan Medeiros Reply

      Opa Thiago, que bom que o conteúdo te ajudou. Esse plugin cumpre bem o seu papel, e realmente esperamos nunca precisar mas já diz um velho ditado:
      Seguro morreu de velho. :D

      Pretendo criar novos posts aqui no blog do SEO-BR porém meu tempo tá muito escasso rsrs mas assim que puder vou fazer um tutorial mostrando como restaurar um backup.

      Obrigado pelo comentário, abs.

      10 de agosto de 2016 at 06:25
  • Fabricio Reply

    Obrigado pela dica amigo! Prq vc não recomenda enviar por email o backup?

    Abraço!

    30 de agosto de 2016 at 21:48
    • Gilvan Medeiros Reply

      Opa Fabricio,
      Não é recomendável enviar esse backup por e-mail por questão de segurança dos dados do seu site contidos no backup e além disso porque dependendo do tamanho do seu site, o arquivo de backup pode ficar muito grande e os serviços de e-mails limitam (entre 5 a 20MB dependendo do serviço de e-mail usado) os envios de anexo por e-mail.

      3 de setembro de 2016 at 19:21

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + seis =